receita clássica de granola, e sempre deliciosa

 Em pequenos-almoços, PT, receitas

Tenho feito esta receita de uma forma constante nos últimos 2 anos. De vez em quando gosto de experimentar uma combinação mais louca, tipo granola de chocolate ou granola de quinoa, mas volto sempre à minha fórmula, que sei de cor e salteado. Gosto particularmente desta receita porque combina na perfeição com qualquer tipo de acompanhamento, é saborosa mas suave. Podem experimentar com leite, iogurte, aveia, pudins de chia, tigelas de açaí, gelados de banana…acho que já perceberam a ideia, podia ficar horas a enumerar.

P2031625 (1)

receita de granola clássica

Imprimir
Tempo de preparação: Tempo:

Ingredientes

  • 3 chávenas de flocos aveia
  • 1,5 chávenas de amêndoas
  • 1 chávena de sementes de abóbora
  • 2.5 colheres de sopa de óleo de coco
  • 3 colheres de xarope de ácer (ou qualquer outro adoçante líquido da vosssa preferência)
  • 2 colheres de chá de canela em pó
  • 1 chávena de passas *
  • 1 chávena de bagas goji *

Instruções

Coloquem as amêndoas no processador, até estarem parcialmente partidas. Derretam o óleo de coco com a canela e o xarope. De seguida, coloquem os ingredientes secos (excepto as passas e as bagas goji) numa tigela e acrescentem o preparado líquido. Certifique-sem que a mistura fica bem hidratada.

Coloquem a granola num tabuleiro em papel, e levem ao forno durante 25 min a 180º. Aos 15 minutos retirem a granola do forno, virem, de forma a que o que ficou por baixo fique agora por cima, por mais 10 minutos.

Quando pronto, retirem a granola do forno, e acrescentem as passas e as bagas goji.

 

Se gostam de outras combinações de frutos secos ou de fruta cristalizada alterem, só precisam garantir que a base tem óleo de coco e adoçante suficiente para que a aveia fique húmida. As bagas goji e as passas são ingredientes que acrescento sempre, mas como devem ter percebido pela imagem não estou no frasco, gosto de as colocar depois para não perderem a frescura e ficarem moles, mas é absolutamente ok caso queiram juntar tudo de uma só vez.

P2041645

Cada “fornada” destes dura em média 3 semanas, se acha que vai precisar de mais tempo para consumir estas quantidades reduza a receita para metade. As granolas caseiras devem ser consumidas em 4 semanas, para evitar que fiquem moles, ou que produzam bactérias.

P2050011

Recommended Posts

Deixar um Comentário

0