perder peso de uma forma holística

 Em Mindful Eating, nutrição

No officinalis não promovo propriamente a perda de peso, mas sei que existem muitas pessoas que querem perder peso, seja por motivos de saúde, ou razões estéticas, e por isso não queria deixar de partilhar convosco a minha opinião sobre este assunto, para que possam perder peso de uma forma integrada e multi-disciplinar.

Como sabem a palavra Holística é a rainha do pedaço aqui nesta plataforma, por isso começo por vos explicar porquê.  Quando escrevi o ebook “detox holístico” não estava à espera que esta palavra tivesse um impacto tão grande no meu trabalho. É realmente a base de tudo o que desenvolvo, porque para mim só faz sentido trabalhar o corpo, se também trabalhar a mente, ao mesmo tempo.

Reavaliar as crenças que temos, escrever uma nova história com a comida, saber escutar o que o corpo nos pede e aprender a mexer o corpo porque o amamos. Esta é a base de todas as mudanças de estilo de vida.

Olhar para dentro, sempre, escutar bem fundo o que o corpo nos diz, mas também observar os nossos padrões de comportamento, os auto boicotes, as crenças limitadoras. E olhar para fora, para quem somos no mundo. Para a forma como queremos viver, e a mensagem que queremos passar. Esta análise deve ser feita de uma forma completa, no nosso estilo de vida.

Isto para mim é ser Holístico, na sua plenitude. Saber que estamos em constante evolução, querer melhorar mas também aceitar todas as estações da vida, as de sol, as de chuva, as de tempestade e as de renovação.

Parece complexo, mas na verdade é simples. Somos naturalmente muita coisa diferente no nosso dia a dia, somos filhos, amigos, vizinhos, netos, somos frágeis, somos fortes, somos felizes, somos inseguros, somos alegres, somos tristes… Emoções e papéis que se vão renovando quase ao minuto, e que nos relembram da nossa complexidade. Perante isto, uma mudança no nosso estilo de vida também é complexa, porque nós somos seres naturalmente complexos.

Por isso devemos abraçar esta complexidade, e encarar o nosso estilo de vida, e forma de estar desta forma Holística também. Se queremos perder peso o caminho não é certamente apenas o de fazer dieta. Se queremos meditar a solução não é só descarregar uma app. Se quisermos fazer exercício físico o segredo não é só calçar os ténis e correr.

Agora que percebeste a importância de encararmos o nosso estilo de vida de uma forma holística, trago-te algumas dicas para aplicares esta formula a pensar na perda de peso.

– Se queres perder peso –

  • Começa por perceber a razão pela qual queres perder esse peso. Por motivos de saúde ou estéticos?
  • Já tentaste perder peso antes? Se sim, de que forma?
  • Como é a relação que tens com o teu corpo hoje? Consegues ver-te ao espelho e apreciar a beleza das tuas imperfeições ou foges da gordurinha localizada?
    Experimenta fazer este quiz e percebe se o teu corpo é amor. 
  • Como é o teu diálogo interior quando comes alimentos que consideras saudáveis? E quando comes alimentos que consideras “proibidos”?

A forma como encaras tudo isto vai ser decisiva na tua perda de peso. Perceber quais são os padrões e as crenças que tens com a comida vão ajudar-te a defender de quando te sentires mais frágil, a não caíres em tentações. 

A relação que tens com o teu corpo vai ajudar-te a perceber a verdadeira razão pela qual queres perder peso. Se estiveres realmente conectada com o teu corpo vais conseguir apreciar a verdadeira beleza que o teu corpo tem: ser saudável e permitir-te que vivas de uma forma plena. No fundo isso é o que interessa, não os números na balança.

Se depois de analisares as tuas motivações ainda te fizer sentido perder peso, então vamos a isso.

O que não deves fazer:

// Dieta. A dieta é uma prisão para a vida toda. Deves aprender sim a comer de uma forma equilibrada. Quando isso acontecer (e libertares a pressão emocional), os quilos vão começar a desaparecer.

// Exercício físico . Nada nos conecta mais com o nosso corpo físico do que o exercício físico. Sentirmo-nos fortes, perceber quais são os nossos limites, evoluir à medida que vamos exercitando mais e mais, tudo isto nos conecta com o nosso corpo. E esta deve ser a principal motivação para fazeres exercício. Mais uma vez, a perda de peso vai acontecer naturalmente, sem esforço. O exercício físico serve para nos fortalecer naturalmente, o corpo e a mente.

// Meditação. A meditação vai ajudar-te a conectares-te contigo mesma. A guardar um tempo no teu dia em que és só tu, a tua respiração e os teus pensamentos.
Abraça os pensamentos que veem e vão, e relembra-te que eles não te definem. Recalibra-te durante a meditação, encontra a tua paz, e acima de tudo relembra-te diariamente do motivo pelo qual queres perder peso, e questiona se te continua a fazer sentido. Se for um motivo puro, vais chegar lá.
Se nunca meditaste e não sabes por onde começar, experimenta estas meditações, são o ponto de partida perfeito. 

// Mindful Eating. Rescreve a tua história com a comida. Como sabemos, alimentação é essencial para a perda de peso. O problema é que estamos cheias de preconceitos em relação aos alimentos.  E cada vez mais confusos do que é saudável, que combinações devemos fazer e quem devemos ouvir?

Em primeiro lugar tu. Ouve o que a tua intuição te diz, ela é soberana. Se estiveres realmente conectada o teu corpo, ele vai dizer-te o que precisa para brilhar.
Para brilhar o teu corpo precisa de alimentos bons, que te fazem realmente bem! É uma relação de dependência saudável, acredita.

Se não sabes por onde começar, neste caminhada de alimentação intuitiva,  ouve este episódio do officina.

https://www.officinalis.pt/ep39

E se quiseres dar os primeiros passos a reescrever a tua história com os alimentos, faz os exercícios de mindful eating do Desafio Holística, é gratuito. Entrega-te aos exercícios de coração aberto pois só assim poderás reescrever a tua história em pleno.

https://escola.officinalis.pt

Este post fez-te sentido? Se sim deixa nos comentários

Posts Recentes

Deixar um Comentário

0