gosto-me, 30 exercícios de amor

 Em gosto-me, PT

Bem-vindas ao Gosto-me. Que bom que é ter-vos aqui!

O gosto-me é um desafio de amo próprio de 30 dias. Todos os dias um novo exercício. A cada dia mais amor.

Como sabem,  nem sempre cuidei de mim como devia, nem sempre me valorizei e apreciei todas as coisas boas que tenho e sou.

Penso que para a maioria de nós, a adolescência é uma fase de baixa auto estima, de querer agradar os outros, de nos querermos sentir integradas. Vamos ajustando a nossa personalidade aos outros, e somos aquilo que achamos que esperam de nós. À medida que vamos entrando na idade adulta, e vamos enfrentando mais desafios, apercebemo-nos que temos muito mais poder do que imaginamos, que somos mais fortes e independentes, e que essa força se reflete muito na forma como cuidamos de nós. Infelizmente com a idade adulta, também deixamos de ter tempo para cuidar de nós. O trabalho, a família, os filhos transformam-se nas nossas prioridades, e nós passamos para segundo plano. Também há quem acredite que para cuidarmos de nós precisamos de gastar fortunas em salões de beleza ou em roupas caras.

Com o Gosto-me quero mostrar-vos que não precisamos de muito dinheiro para alimentar a nossa auto estima, e para cuidarmos melhor de nós, e que todos os dias é possível incorporarmos pequenos rituais no nosso dia a dia, e que fazem toda a diferença. Cuidar e gostar de nós é o primeiro passo para termos relações saudáveis, sejam elas de amizade ou de amor.

Este amor que sentimos por nós mesmas, dita os limites que colocamos aos outros e a nós próprias. Quantas vezes nos sentimos inferiorizadas, e deixámos que aquela pessoa nos tratasse mal? Ou não cuidámos do nosso corpo por não nos achamos bonitas? Ou não nos sentimos merecedoras de coisas boas?

O amor-próprio é a nossa base, é o nosso pilar, e sem ele andamos à deriva num turbilhão de emoções e de inseguranças. Mas como em tudo é algo que se vai construído, que vai amadurecendo com as nossas vivências, e também com o nosso esforço. Nos próximos 30 dias, todos um dias, um novo exercício para fazerem por dia, e que tem uma única finalidade: fortalecer os nossos laços internos, procurar as respostas dentro de nós, e criar uma rotina para cuidarmos melhor de nós.

ESTA É A TABELA DE EXERCÍCIOS

gosto-me officinalis

MATERIAL

Vão precisar de um bloco de notas, de uma caneta, de amor, entrega, e coração aberto. São exercícios simples, mas espero que se dediquem de corpo e alma, para que possam desfrutar ao máximo desta experiência.

A minha proposta, para esse mês, paralelamente aos desafios de cada dia, é que escrevam também um “jornal de gratidão”. Todos os dias ao deitar, ou ao acordar, como preferirem, vão registando tudo o que estão a sentir com cada exercício, isso ajuda-vos a manter-vos mais focadas e a refletir a cada novo desafio.

PARTILHA

Vão partilhando a vossa experiência no grupo do officinalis no facebook. Acedam aqui.  Não tenham medo de partilhar. Estamos aqui todas para o mesmo, todas temos inseguranças, medos, fragilidades, e estamos muito longe de ser perfeitas. Se caminharmos juntas, o caminho é mais fácil.

Convidem as vossas amigas ou familiares que precisam de um empurrão de auto estima. O Gosto-me é para todos. (Ainda que esteja a falar no feminino, os homens também estão convidados, não se acanhem!)

Para aceder à descrição de cada desafio, carreguem aqui. 

E não se esqueçam, caso partilhem nas redes, usem o hashtag #gostome

claudiasignature

Posts Recentes

Deixar um Comentário

0