doce de ruibarbo, da dieta baixa em FODMAP

 Em PT, receitas, sobremesas

O ano passado segui durante uns meses  a dieta do Low FODMAP (em nutrição podem ver como foi a minha experiência) Esta dieta é muito restrita, mas notei imensos resultados no que diz respeito à minha digestão. É uma dieta exigente com o açúcar, e obedece a uma combinação de ingredientes muito específicos , numa conjugação de receitas pré-definidas. Por agora só tenho seguido estas receitas e é por isso que retirei esta receita da aplicação da dieta do FODMAP, podem encontrar esta app aqui.

Quis partilhar esta receita convosco porque foi uma grande (e deliciosa) surpresa. Ao início estava apreensiva, não gosto do sabor do ruibarbo e foi a primeira vez que o cozinhei (parece mentira, eu sei), mas não tive alternativa, queria qualquer coisa doce para acompanhar as torradas ao pequeno-almoço. Já repeti a receita três vezes e mesmo entre amigos tem sido um sucesso.STRAWBERRYJAM

doce de ruibarbo e morango

Imprimir
Tempo de preparação: Tempo:

Ingredientes

  • 500 gr de ruibarbo lavado e cortado em pedaços pequenos
  • 400 gr de morangos lavados e cortados em pedaços pequenos
  • 600 gr de açúcar branco fino
  • 2 vagens de baunilha (coloque somente sementes)
  • 1 raspa de limão

Instruções

coloque todos os ingredientes num tacho em lume médio e vá mexendo, até que a fruta liberte o seu sumo e o açúcar esteja dissolvido.

quando ferver, baixe o lume e deixe cozinhar, por aproximadamente 45 minutos, até que o doce fique com uma consistência sólida.

assim que estiver com a consistência desejada, coloque o doce num frasco esterilizado, coloque a tampa enquanto ainda está quente e vire ao contrário. Quanto estiver frio coloque o doce no frigorífico.

para esterilizar o frasco: ferva-o o frasco e a tampa durante dez minutos e retire quando for utiliza-lo.

Recommended Posts

Deixar um Comentário

0