desperdício zero: o que é e kit de iniciação

 Em desperdício zero

O que é o desperdício zero?

É uma filosofia, que se foca na redução do lixo que produzimos e no desperdício. Promove que cada escolha que fazemos seja consciente e sustentável. O desperdício zero não incentiva o reciclagem directamente, mas sim a redução das coisas que consumimos, e o lixo que produzimos.

Os 5 R´s

1) RECUSAR
Não nos apercebemos mas estamos constantemente a receber coisas. Um business card, o folheto da escola de condução, o catálogo de brinquedos do hipermercado no natal. O desafio começa por sabermos recusar, nem sempre é fácil, especialmente num contexto de trabalho. Inspirem os vossos colegas de trabalho, amigos e familia a seguir o mesmo caminho.

COMO RECUSAR JÁ HOJE!
descartáveis: sacos, copos, palhinhas, pratos, etc.
brindes e publicidade: em eventos, feiras, folhetos distribuídos na rua, publicidade aqui não (colocar autocolante na caixa do correio).

2) REDUZIR
A quantidade de objectos, roupa,  acessórios, livros, gadgets,  mobília, inutilidades, que temos.

COMO REDUZIR JÁ HOJE!
Fazer uma lista de tudo o que podemos doar, dar ou vender em segunda mão. O desapego é é essencial. Reduzir as coisas que temos dá-nos mais tempo e foco para usar o que verdadeiramente gostamos.
Reduzir o número de coisas que compramos, maximizar o que já temos. Umas calças rasgadas podem-se tornar facilmente numa saia ou calções.
Reduzir o número de embalagens que utilizamos: comprar a granel, comprar em maiores quantidades, fazer em casa, pães, bolachas, compotas, cosméticos e produtos de higiene,  etc.
Reduzir necessidades: evitar imprimir documentos, andar a pé, de bicicleta e de transportes públicos.

DICA
Esta dica que aprendi com os theminimalists.com vale ouro e tenho aplicado a tudo. Neste caso em concreto, sempre que estou prestes a cair na tentação de comprar algo que não preciso pergunto-me: isto acrescenta algo à minha vida?
A resposta tem sido 99% das vezes não. E quando assim é não compro. Ganhamos todos, o ambiente e a minha carteira.

3) REUTILIZAR
Este está a ser o meu foco este ano. Depois de ter doado e vendido tudo o que não usava, estou mais focada, pois só estou a usar o que preciso, até porque não me restou assim tanta coisa.
Reutilizar requer alguma criatividade, um objecto pode-se transformar em tanta coisa, e acima de tudo alguma disciplina em não cair na tentação de comprar um substituto melhor, quando o que temos serve perfeitamente.

COMO REUTILIZAR JÁ HOJE
Sacos de compras ideal de pano, (mas se só tiverem os de plástico super grosso usem esses), frascos, panos, etc.  Comprar em segunda mão, comprar produtos que permitam recargas, e com materiais que tenham maior durabilidade. Não serve de nada comprar os sapatos da primark, pois não?
Consertar objectos estragados, escrever na “parte de trás do papel”, etc.

4) RECICLAR
Como referi acima o desperdício zero não promove a reciclagem,  mas defende a utilização de objectos que sejam recicláveis e de fabrico sustentável.
No entanto é preciso fazer alguma pesquisa neste campo, nem sempre as marcas são claras no que diz respeito aos materiais que utilizam, e muitas vezes colocamos nos ecopontos artigos não recicláveis, por isso é essencial estarmos bem informados.

COMO RECICLAR JÁ HOJE!
Bem, este é fácil, acredito que hoje em dia em Portugal praticamente toda a gente recicla, mas também sei que podemos fazer mais.

5) ROT (decomposição de materiais orgânicos)
Ao decompor em casa evitamos que os restos de comida vão directamente para lixeira municipal, e estamos a dar ao solo uma nova vida. Hoje em dia, mesmo num apartamento é possível ter um composto em casa. Irei abordar este assunto brevemente mas para já fiquem com a ideia de uma mestres, a Lauren, do trash is for tossers.

Sim, ao utilizar o congelador, a Lauren está a gastar mais energia ao colocar lá o composto mas para mim é um ponto de partida óptimo.

O MEU KIT DE INICIAÇÃO RUMO AO DESPERDÍCIO ZERO

Recommended Posts
Mostrar 2 comentários
  • Kaline Fróes
    Responder

    A cada post no seu blog encontro a Kaline que eu desejo ser um dia. Pode parecer loucura, mas é essa a pessoa que eu desejo ser e desejo que o mundo tenha. Continue fazendo esse belíssimo trabalho, porque sei que assim como eu mais pessoas precisam de informações e direcionamentos (ou de um reconhecimento no outro)

    • Cláudia
      Responder

      Querida Kaline, muito obrigada por todo o carinho. Desejo que o teu caminho seja luminoso, e cada vez mais próximo daquilo que alcanças ser. Um grande beijinho

Deixar um Comentário

0