banana bread ou “bolo de banana”
Pão? Sim, pão. Pelo menos é o que toda a gente chama a este tipo de receita, mas eu confesso que fico sempre confusa. Isto para mim é um bolo.
Caramba, em Portugal nós temos só o melhor pão do mundo! O pão de Mafra, a broa de milho, o pão alentejano. Ai, já estou a salivar. E ainda que a receita que vos trago hoje seja igualmente boa, eu prefiro considerar que é um bolo, mas adiante, nomenclaturas à parte, o que vos trago é uma receita muito simples e saudável.
A base desta receita é composta por aveia e banana, por isso não precisam de se sentir culpados se comerem este pão inteiro num só dia. Cof, cof. (é o que tem acontecido cá em casa sempre que faço esta receita). O David rendeu-se, e anda completamente viciado.
A parte boa é que é realmente nutritivo, rápido de fazer, e sem ingredientes esquisitos. Sim, vão poder fazer já hoje!
Pão de banana sem glúten e vegan
ImprimirIngredientes
- 3 bananas (retirar 1/4 de uma das bananas para decorar)
- 2 chávenas de aveia sem glúten (ou aveia normal)
- 1/4 chávena de xarope de ácer (ou outro adoçante liquido)
- 2 ovos de chia
- 1/5 chávena de amêndoas ou outro fruto seco à escolha (opcional)
- 1,5 colher de chá de canela em pó
- 2 colheres de chá de fermento em pó
Instruções
Comecem por aquecer o forno a 200º.
Numa tigela coloquem 2 colheres de sopa de sementes de chia e misturem com 6 colheres de sopa de água. Deixem repousar durante 5 minutos, até a chia estar “inchada”, e a textura estiver gelatinosa.
No copo da liquidificadora ou do processador, coloquem a aveia até estar com uma consistência tipo farinha. Adicionem os restantes ingredientes, as bananas, a canela, o fermento, a mistura de chia, as amêndoas e o xarope, e misturem tudo até estar tudo bem envolvido. As amêndoas, não devem ficar completamente trituradas.
Untem com óleo de coco uma forma de bolo inglês com um pouco de farinha. Coloquem o preparado na forma, e decorem o pão ao vosso gosto.
Levem ao forno durante 35 minutos a 200º, ou até com o teste o palito o palito estiver seco.
Notas
A consistência de pão fica sempre ligeiramente húmida depois de arrefecer, por isso o teste do palito é muito importante.
Se repararem na foto acima percebe-se bem a consistência que deve ter. A banana que está no topo a decorar em cima parece queimada mas na verdade está caramelizada, e o sabor fica óptimo!
E melhor ainda, para acompanhar uma compota ou doce caseiros, chá, e muito amor!
Experimentaram a receita? Partilhem por favor! #officinalisrecipes
Sigam as aventuras do officinalis no instagram @theofficinalis
Olare!! Fizemos ontem e já foi todo! O rapazola levou as duas ultimas farias para o lanche de hoje na pré! Tivemos cá uns amigos a jantar e nem sequer deu para tirar uma foto… aí como eu adoro as tuas receitas! Venham mais para experimentarmos!!!
Que bom!!! Eu adoro receber feedback em relação às receitas! E que bom que o pequenote também tenha gostado, obrigada!!!
Olá! Fiz a pouco! Para começar, o cheiro na cozinha, na casa heheheh uma delícia!!! Fora o sabor, não sei se vai sobrar alguma fatia! O miúdo comeu tudo e repetiu! Muito obrigada por compartilhar receitas deliciosas! Beijos do Brasil
Olá Tatina, sê muito bem-vinda, que bom saber que acompanhas o officinalis no Brasil, quanta honra. Muito obrigada mesmo!
Ola, gostaria de receber as suas dicas de alimentacao saudavel…obrigada.
Olá Maria José, como a posso ajudar?
Um grande beijinho