10 passos para preparar refeições em casa

 Em aula de cozinha, detox holístico, nutrição

Já sabemos que a preparação de refeições em casa com antecedência é meio caminho andado para uma semana menos agitada e para refeições mais equilibradas. No entanto, existem alguns mal-entendidos no que diz respeito a esta preparação.

Muitas pessoas acham que por preparem algumas coisas durante a semana depois não têm de perder nem 1 minuto durante a semana, o que a maior parte das vezes faz com que cozinhem refeições em casa aborrecidas.

Se repararem os que perdem menos tempo com esta preparação são as pessoas que não gostam de cozinhar, e este é outro erro que pode ser evitado. As dicas que vou partilhar convosco são especialmente para quem não gosta de cozinhar, pois devem estar munidos de todas as ferramentas para que esta tarefa não seja um fardo.

1 – escolher receitas para as refeições em casa

Na linha de pensamento deste post, devemos escolher receitas que sejam fáceis de fazer e de adaptar, com ingredientes sazonais, e com um nível de dificuldade que se adeque à nossa experiência na cozinha.

2 – fazer um calendário

Normalmente aos fins de semana já sabermos como irá correr a nossa semana, e o nosso calendário deve ter em conta todos esses momentos em que vamos comer fora de casa.

Também devem conciliar o calendário com as horas previstas para chegar a casa.

Ex: se às quartas-feiras vão à aula de yoga, e só chegam a casa às 21h, então o ideal é ter à mão refeições em casa que estejam prontas.

3 – lista de compras

Este é um daqueles passos que dá algum trabalho, mas é essencial para o sucesso desta operação. Ao fazermos uma lista de ingredientes que vamos precisar, com base no nosso calendário, evitamos comprar ingredientes desnecessários e evitamos o desperdício de comida.

4 – levantamento e compras

Antes de nos atirarmos ao supermercado devemos fazer um levantamento do que temos em casa e podemos usar. Saber exactamente onde comprar cada ingrediente, caso seja necessário. Poupamos dinheiro, e evitamos a sensação de nos sentirmos perdidos no supermercado.

5 – organização na cozinha

Feitas as compras, e reunidos todos os ingredientes, é tempo de organizar a cozinha. Mantenham à mão só o necessário as refeições em casa dessa semana. Retirem todos os pequenos eletrodomésticos, utensílios, etc. que não vão precisar, e mantenham os que vão usar por perto.

6 – cozinhar e focar

O momento tão esperado. Comecem com receitas que demoram mais tempo a cozinhar, e assim sucessivamente. Vão precisar de pelo menos 3 horas para esta tarefa, por isso a minha proposta é estarem 100% focados nisso.

7 – mise en place

Não é à toa que nas cozinhas de todo o mundo se começa com o mise en place. Preparar os ingredientes, nas quantidades certas que vamos precisar facilita tanto o vosso trabalho. Seleccionar, lavar, cortar, separar, verificar o tempo, obriga-nos a estar muito mais cientes de todo o processo de confecção.

A sério malta, se há algo a reter deste post, é mesmo isto: preparem o vosso mise en place sempre!

8 – tigela para o lixo

Tenham sempre à mão uma tigela grande onde colocam todo o lixo do vosso mise en place. Acreditem que vos poupa muito tempo, em corridas até ao caixote. Se tiverem um composto onde possam colocar o desperdício alimentar melhor ainda!

9 – limpeza da cozinha

Durante estas 3 horas, é possível que a vossa cozinha fique desarrumada, suja e confusa. Por isso, entre confecções, vão lavando a loiça, organizando o equipamento, retirando sempre o que está a mais do vosso caminho.

10 – arrumar

Quando está tudo pronto, arrumação é essencial para a nossa organização durante a semana.
Conservem o que preparam em caixas de vidro, deixem arrefecer, e depois coloquem no congelador ou no frigorifico (depende de quando vão usar), e guardem por ordem de utilização.

A ideia aqui é criarmos uma linha de montagem, termos tudo automatizado, para que esta preparação seja fácil, e realista. Se é para fazermos todos os fins de semana, também não queremos que nos ocupe o fim de semana todo, certo?

Fez-vos sentido? Que métodos já aplicam aí em casa?

Partilhem nos comentários

Posts Recentes
Mostrar 2 comentários
  • as minhas escolhas...como o coração.
    Responder

    Olá Cláudia ,
    Sim, para mim os 10 passos que apresentas para preparar refeições em casa faz todo o sentido. Em minha casa aplico sempre o teu 3º passo – lista de compras e o 4º – levantamento e compras, ou seja decido o que vou preparar em função do que tenho podendo ou não necessitar de fazer comparas. Sou contra o desperdício e excessos e a minha regra é: primeiro termino o que tenho na despensa e/ou frigorífico e só depois faço novas compras. As refeições são sempre planeadas. Adorei a dica do 7º passo-mise en place, nunca tinha pensado nisso… é mesmo fundamental para uma boa organização aquando da confecção da refeição e logo eu que stresso tanto, vai ajudar-me imenso além da minha música Zen.
    Ansiosa para começar o detox holístico da primavera. Beijinho grande, muita energia positiva.

    • Cláudia
      Responder

      Olá Célia, obrigada!

      Que bom saber que já aplicas estas coisas. O mise en place é só mais um passo que facilita muito, vais ver. Ansiosa para começarmos também. Um beijinho

Deixar um Comentário

0